Auto-Estima

Você conhece a dinâmica do espelho? Já participou dela? Se eu te apresentasse agora um espelho dentro de uma caixa o que você enxergaria?





                 
                           


Nem sempre o que vimos refletidos no espelho é a nossa imagem real, muitas vezes é a imagem distorcida da realidade, modificada por nós mesmos através de conceitos estabelecidos. Esta auto-avaliação é conhecida como auto-estima, que é entendida como o valor que cada um dá a si mesmo, que é motivado por condições físicas, emocionais e sentimentais o que contribui para a construção da nossa personalidade.
Nossas experiências influencia na construção da auto-estima, que é construída desde da  infância, ela surge através dos reflexos das impressões que temos do feedback das pessoas,  é importante ressaltar que este processo acontece através da confiança, da aceitação e da eficácia.
Este reflexo pode ser olhado pelo lado positivo ou negativo, quando nos olhamos pelo lado positivo, nossa tendência é aceitar nossas qualidades e defeitos e estamos sempre dispostos a mudar quando é necessário,  porém quando olhamos pelo o lado negativo, desenvolvemos  o sentimento de menos valia, gerando assim um sentimento de inferioridade o que compromete diversos aspectos da nossa vida.
Para o fortalecimento da auto-estima  é necessário que a pessoa cresça em um ambiente seguro, aonde ela é amada e as suas qualidades são valorizadas, quando ela  não encontra segurança em seus relacionamentos ela provavelmente será uma pessoa  com baixo-auto estima e isso poderá prejudicar o seu futuro.
Na baixa auto-estima a pessoa acredita em valores que não são reais, que são chamados de sentimentos sabotadores, como medo, pessimismo, negatividade e falta de confiança prejudicando o seu crescimento pessoal. Ela costuma se sabotar em seus relacionamentos, acredita que não é merecedora de nenhum benefícios e valoriza os seus defeitos,  duvida das suas capacidades, não consegue estabelecer metas para as suas realizações, tem dificuldade de resolver conflitos, é submisso demais ou  agressivo demais, tem intolerância a frustração se sente inseguro e demonstra dependência da opinião alheia.
Superar a baixa auto estima é algo difícil, mas é devidamente possível, você pode começar realizando escolhas benéficas para você, sempre faça analise da sua vida, veja com clareza os aspectos positivos e negativos, quando deseja mudar algum aspecto da sua vida esteja consciente que essa mudança não acontecerá de repente, estabeleça metas, não exige muito de você, não seja muito critico, entenda que perdas e erros fazem parte da vida e você não deve se culpar por isso.
Lembrando que a Psicoterapia é muito importante neste processo, caso você sinta necessidade procure um profissional da área de Psicologia para ajudar neste processo e lembre-se: cuide-se, faça terapia.

Minhas fontes

http://queconceito.com.br/autoestima
http://www.psicologiafree.com/areas-da-psicologia/psicologia_clinica/afinal-o-que-e-a-auto-estima/
http://www.tratamentodadepressao.org/635-baixa-auto-estima-caracteristicas/
https://conceitos.com/autoestima/
https://osmeiretobiasmendes.wordpress.com/2011/04/23/consequencias-da-baixa-estima/ 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog