Auto-Estima
Você conhece a dinâmica do espelho? Já participou dela? Se eu te apresentasse agora um espelho dentro de uma caixa o que você enxergaria?
Nem sempre o que vimos
refletidos no espelho é a nossa imagem real, muitas vezes é a imagem distorcida
da realidade, modificada por nós mesmos através de conceitos estabelecidos.
Esta auto-avaliação é conhecida como auto-estima, que é entendida como o valor
que cada um dá a si mesmo, que é motivado por condições físicas, emocionais e
sentimentais o que contribui para a construção da nossa personalidade.
Nossas experiências
influencia na construção da auto-estima, que é construída desde da infância, ela surge através dos reflexos das
impressões que temos do feedback das pessoas,
é importante ressaltar que este processo acontece através da confiança,
da aceitação e da eficácia.
Este reflexo pode ser
olhado pelo lado positivo ou negativo, quando nos olhamos pelo lado positivo,
nossa tendência é aceitar nossas qualidades e defeitos e estamos sempre dispostos
a mudar quando é necessário, porém
quando olhamos pelo o lado negativo, desenvolvemos o sentimento de menos valia, gerando assim um
sentimento de inferioridade o que compromete diversos aspectos da nossa vida.
Para o fortalecimento
da auto-estima é necessário que a pessoa
cresça em um ambiente seguro, aonde ela é amada e as suas qualidades são
valorizadas, quando ela não encontra
segurança em seus relacionamentos ela provavelmente será uma pessoa com baixo-auto estima e isso poderá prejudicar
o seu futuro.
Na baixa auto-estima a
pessoa acredita em valores que não são reais, que são chamados de sentimentos
sabotadores, como medo, pessimismo, negatividade e falta de confiança
prejudicando o seu crescimento pessoal. Ela costuma se sabotar em seus
relacionamentos, acredita que não é merecedora de nenhum benefícios e valoriza
os seus defeitos, duvida das suas
capacidades, não consegue estabelecer metas para as suas realizações, tem dificuldade
de resolver conflitos, é submisso demais ou
agressivo demais, tem intolerância a frustração se sente inseguro e
demonstra dependência da opinião alheia.
Superar a baixa auto
estima é algo difícil, mas é devidamente possível, você pode começar realizando
escolhas benéficas para você, sempre faça analise da sua vida, veja com clareza
os aspectos positivos e negativos, quando deseja mudar algum aspecto da sua
vida esteja consciente que essa mudança não acontecerá de repente, estabeleça
metas, não exige muito de você, não seja muito critico, entenda que perdas e
erros fazem parte da vida e você não deve se culpar por isso.
Lembrando que a
Psicoterapia é muito importante neste processo, caso você sinta necessidade
procure um profissional da área de Psicologia para ajudar neste processo e
lembre-se: cuide-se, faça terapia.
Minhas fontes
http://queconceito.com.br/autoestima
http://www.psicologiafree.com/areas-da-psicologia/psicologia_clinica/afinal-o-que-e-a-auto-estima/
http://www.tratamentodadepressao.org/635-baixa-auto-estima-caracteristicas/
https://conceitos.com/autoestima/
https://osmeiretobiasmendes.wordpress.com/2011/04/23/consequencias-da-baixa-estima/
Comentários
Postar um comentário